quarta-feira, 26 de abril de 2017

IBAMA E PREFEITURA REALIZAM SOLTURA DE QUELÔNIOS EM AFUÁ


A iniciativa visa garantir a preservação da espécie, repovoando rios e lagos da região


Centenas de filhotes de tartarugas da Amazônia foram devolvidos a natureza na tarde de sábado (22), por meio do projeto “Quelônios da Amazônia”. O projeto é desenvolvido pelo Instituto de Meio Ambiente (Ibama) do Amapá em parceria com a Prefeitura de Afuá e Secretaria de Meio Ambiente de Afuá (SEMAMB). A soltura de quelônios no município tem como principal meta o repovoamento de áreas para a recomposição dos estoques naturais.

O evento contou com a participação de professores e alunos da rede municipal de ensino, e a comunidade em geral e é realizado no mês de abril, na Ilha dos Camaleões, localizada na cidade de Afuá, no Pará. O local serve como área de reprodução da espécie.



O projeto visa conscientizar a comunidade do município sobre a importância da conservação das tartarugas no local de origem, que correm risco de extinção

A espécie é ameaçada devido a ação do homem, que retira os ovos para consumir ou comercializar, comprometendo a reprodução da espécie.



Projeto

O projeto iniciou em 1985 por meio do Termo de Cooperação firmado entre o Ibama Amapá e a Prefeitura de Afuá. O objetivo é preservar as tartarugas da Amazônia, desenvolvendo atividades de conservação nos estados da região Norte.

As etapas do projeto abrangem proteção, manejo e monitoramento dos sítios de alimentação e desovas, acompanhamento do período de incubação até o nascimento dos filhotes, que posteriormente são devolvidos à natureza.

Em mais de 30 anos de projeto, mais de 1 milhão de filhotes de quelônios foram devolvidos a natureza.











Fotos: Jota Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário