domingo, 30 de abril de 2017

ENCHENTE VIRA DIVERSÃO EM AFUÁ

Na única cidade do mundo sobre palafitas, Afuá, as águas invadem o solo e algumas ruas e produz um fenômeno único e lindo de se ver.

Bom, se você não mora na cidade paraense de Afuá ou nunca a visitou nesse período, ao ver a imagem acima você pode pensar que aconteceu uma tragédia. Calma! Continue lendo...

Mesmo com a chuva abaixo da média nos meses de março e abril, o nível do rio Afuá subiu bastante e alagou boa parte da cidade.

Este fenômeno é cientificamente chamado de maré de sizígia e sempre coincide com a Lua cheia e nova, produzindo marés mais altas. Mas em Afuá é chamado de maré lançante. A cidade é baixa em relação ao nível do mar e está situada em uma área de várzea, por isso foi construída sobre palafitas para escapar das cheias dos rios.


O solo da cidade sofre constantes alagamentos, mas nos meses de março e abril não tem jeito, até às ruas ficam debaixo d'água, por esse motivo a cidade é conhecida como "veneza marajoara".

Em muitos lugares, enchente é sinônimo de tragédia, mas em Afuá é diferente, lá não causa medo, desespero e nem destruição, muito pelo contrário, traz alegria para a cidade, as crianças, jovens e idosos se divertem .Todos sabem que depois de 2 ou 3 horas o nível da água vai baixar, por isso o povo tenta se divertir ao máximo. Os afuaenses e visitantes aproveitam o momento para passear pela cidade, fotografar o fenômeno, tomar banho de rio e até banhar-se em cima das ruas. Em alguns pontos da cidade a água chegou a subir quase um metro acima da rua.

Moradores tomando banho em cima da rua, na orla da cidade.

Moradores tomando banho no aeroporto. Neste local o nível da água subiu quase um metro.

A água alaga algumas casas, mas o afuaense convive sem muitos transtornos com isso. Essa situação já rendeu muitas histórias, dizem alguns moradores que em Afuá as pessoas morrem duas vezes, a primeira é a "morte morrida e a segunda é por afogamento", pois o cemitério também fica debaixo d'água.

Cemitério também vai pro fundo. Em Afuá se morre duas vezes.

Essa situação é inusitada para a maioria das pessoas, mas normal para quem mora na cidade. Este fenômeno pode ser considerado um atrativo turístico, pois enchente acontece em varias cidades, mas com essas características de ser algo divertido só ocorre em Afuá.

O Lançante somado às peculiaridades da cidade, produz um fenômeno inusitado e inesquecível pra quem observa. É quase indescritível a sensação de "caminhar e pedalar sobre as águas".




















Dá até pra navegar com pequenas embarcações no aeroporto.


Fotos: Jota Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário