segunda-feira, 17 de abril de 2017

ESPETÁCULO DA PAIXÃO DE CRISTO É ENCENADO EM AFUÁ

Cidade de forte tradição católica, Afuá apresentou na noite de sexta-feira o espetáculo da Paixão de Cristo. Foto: Maycon Nunes

A encenação teatral da Paixão de Cristo é um espetáculo tradicional da sexta-feira da Semana Santa, realizada em Afuá pelo Setor Juventude Paroquial, da paróquia de Afuá. A peça é realizada há 18 anos, tendo sua primeira encenação em 1998 ainda dentro da igreja.

O drama sobre a Paixão de Cristo foi encenada na quadra de esportes da cidade, que na sexta-feira santa se transformou em um grande teatro ao ar livre, nas margens do rio Afuá.

A peça

Os ensaios para o espetáculo “Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo”, começaram no dia 07 de março. A peça teatral contou com 150 atores e figurantes e a participação direta e indireta de 250 pessoas.

A peça foi dividida em atos, que contaram momentos importantes da vida de Jesus, a encenação começa com o batismo de Jesus e se encerra com a morte e ressurreição de Cristo. Foi iniciada às 20h, e teve duração de três horas.

A flagelação é uma das cenas mais emocionantes do espetáculo, que impressiona a plateia diante da beleza e originalidade numa reprodução de luzes, efeitos especiais com fumaça e sons que ecoam no ambiente

flagelação de Jesus. Foto: Maycon Nunes

Raylan Lima interpreta Jesus. Foto: Maycon Nunes

O cenário e o elenco é grandioso. Tinha capim, cerragem de madeira e árvores de verdade, havia pedras feitas de barro, lago artificial, um grandioso palco e réplicas de palácios e templos de Jerusalém. A peça da Paixão de Cristo se desenrolou em um espaço cenográfico de centenas de metros quadrados e com arquibancadas para melhor acomodar os espectadores.



Julgamento de Jesus

A atuação, o figurino e a maquiagem dos atores também chamaram a atenção do público.
Os cenários arrebatam os olhos e, junto com o empenho de dezenas de figurantes e atores, nos fazem reviver os últimos momentos do Salvador.

Multidão acompanhando o julgamento de Jesus. Foto: Renato Araújo

Entre um ato e outro, a multidão emocionada, observava atentamente a interpretação dos atores, se pôde sentir e viver o drama da Paixão, transportando-se à época de Cristo e revivendo sua saga.

Foto: Renato Araújo

Alice Monte interpreta Maria. Foto: Maycon Nunes

Jesus não suporta o peso da cruz e cai.

A Ressurreição mostra a grandeza do espetáculo e o momento de fé que acompanha o público na volta pra casa.

A encenação, que é uma das maiores da ilha de marajó, atrai a presença de muitos turistas, cujo número aumenta a cada ano. Segundo a coordenação da peça, o espetáculo reuniu público de quase 5 mil pessoas.


Público lota as arquibancadas para assistir a encenação.




Jesus crucificado. Foto: Renato Araújo



Nenhum comentário:

Postar um comentário