terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Conheça o trabalho de confecção do manto da Imaculada Conceição em Afuá

No Município marajoara de Afuá, o festejo em honra à Nossa Senhora da Conceição é tradição e é mais antigo do que a própria fundação da cidade. Ao longo dos 153 anos de história da festividade, foram agregados uma série de ícones que representam a fé dos milhares de romeiros que acompanham as procissões. O manto é um deles. Conheça a história e o trabalho de confecção desse tradicional símbolo da festa.

Kellyson Monte, um dos estilistas que fazem mantos em Afuá. Foto: Jota Barbosa.

A confecção do manto é um momento de grande inspiração e responsabilidade para quem recebe esta missão. Da criação do desenho ao bordado, até a produção das joias, tudo começa bem cedo. E a união pela fé entre os envolvidos faz toda a diferença. No final, todo o trabalho compensa. O resultado emociona todos os devotos de Nossa Senhora.

É pelas mãos delicadas e profissionais e do olhar atento aos detalhes de kellyson Monte, estilista e devoto, é que saem os mais lindos mantos que cobrem a imagem da padroeira nas diversas procissões. Nessa matéria você irá acompanhar como foi o trabalho de confecção do manto que será usado na grande procissão do dia 08 de dezembro.

O estilista de 31 anos começou os trabalhos ainda em 2014, de lá pra cá, entre auxílio e sozinho, kellyson já confeccionou cerca de 10 mantos. "Comecei como auxiliar de bordados em 2014, dos amigos Eudo Barbosa e Norton Gonçalves. Desde então passei a fazer parte da equipe de confecção de mantos. Em 2020 foi um ano bem especial, praticamente tive que fazer sozinho devido às restrições da pandemia da covid-19. Sempre fui convidado a fazer os mantos por amigos que já trabalhavam nesse meio e geralmente a diretoria da festa é quem indica para os doadores de mantos os estilistas", contou.


Rascunho no tecido faz parte do processo de produção do manto. 

Mesmo já acostumado a fazer a bela peça, segundo ele, a cada ano é um novo desafio. "É um desafio todo ano, pois quero fazer algo que agrade nossa senhora, aos devotos e à família que me procura para esse trabalho. A cada ano almejo superação", relatou.

Como forma de agradecimentos ou pedidos, os mantos são encomendados pelos devotos, que procuram a diretoria da festa e essa, por sua vez, indica os estilistas para a confecção. Os recursos financeiros necessários para fazer o manto são frutos da doação desses fiéis. É uma verdadeira homenagem das famílias à padroeira dos afuaenses.


Manto usado na procissão em 2020, também confeccionado por Kellyson. Foto: Jota Barbosa.

Detalhes da parte de trás. Foto: Pascom.

O processo de confecção acontece com uma pesquisa constituída em cima do tema da festividade, é feito um rascunho em papel e depois passado para um tecido. E daí começa a escolha de tecidos, bordados, apliques, pedrarias, entre outros materiais. Os tecidos geralmente usados são rendas de noivas, renda rainha, rendas vitorianas, cetim, tules bordados com Pedrarias, paetes, pérolas, etc.

Manto do dia 08 de dezembro

O manto que cobrirá a imagem de Nossa Senhora da Conceição durante a grande procissão, será apresentado aos fiéis de forma oficial durante a missa solene, que ocorrerá na manhã do dia 08 de dezembro, quando ocorrerá támbem a troca do manto.

Neste manto, os trabalhos de produção iniciaram ainda no mês de setembro. Foram três meses de muita dedicação.


É no seu quarto, com muita paciência e atenção que Kellyson confecciona os mantos. Foto: Jota Barbosa

Kellyson fala da emoção de fazer parte desse trabalho. "O manto é uma peça religiosa que veste Nossa Senhora, é o momento que me reencontro com minha essência religiosa na certeza de que Ela está feliz por sua veste nova. O sentimento é de gratidão, Nossa Senhora nos abençoa todos os dias, vesti-la me emociona, me traz paz, luz, inspiração pra seguir nesse trabalho", afirmou emocionado.


Detalhes da parte de trás do manto que ele fez para a imagem de Nossa Senhora de sua mãe.

Na confecção do manto para a procissão do dia 08, ele buscou referências no ambiente amazônico. "A inspiração pra esse manto vem de uma pesquisa relacionada a iconografias do marajó, a flora, entre outros artefatos que lembrasse a riqueza de nosso povo amazônida, e no centro, São José, trazendo o tema da festividade deste ano 'Maria fiel esposa de São José', fazendo essa junção de elementos", comentou kellyson monte.


Detalhes do manto especialmente produzido para a procissão do dia 08 de dezembro.


O manto é marcado pelas cores branco, prata e vermelho. As flores vermelhas, folhas verdes, as iconografias marajoaras e a imagem de São José também ganham destaque na bela peça. Este manto vestirá a imagem até as vésperas do Círio fluvial de 2022.

Veja abaixo o significado completo do manto da procissão do dia 08.


Visão completa do manto. Foram três meses de intensa dedicação para produzi-lo.

O Manto deste ano, nos leva a refletir sobre o tema da Festividade: “Maria, fiel esposa de São José.”

​Estamos vivendo o Ano Especial dedicado a São José, comemorando os 150 anos da sua proclamação como Patrono Universal da Igreja. No centro temos o desenho de São José, que sempre foi fiel na escuta da Palavra, se tornando o auxílio dos cristãos!

​Nas laterais os desenhos marajoaras bordados em strass e vidrilhos vermelhos simboliza o fogo do amor, da caridade, do Espírito Santo e do amor supremo na morte de Jesus Cristo.

As flores que entrelaçam o manto, une os elementos, lembram que Jesus e o caminho para nossa salvação.

O tom branco utilizado no cento do manto nos simboliza a paz, a luz, a pureza, a inocência, a alegria de Maria, sendo sempre obediente e fiel a Cristo no projeto do Pai.


sábado, 20 de novembro de 2021

Minhas fotos na Conferência Mundial do Clima

Eu, fotógrafo Jota Barbosa, de Afuá, ilha de Marajó, tive duas fotos selecionadas para a exposição "Amazônia pelo planeta", organizada pelo instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), que foi realizada na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP26), elas foram exibidas em Glasgow, na Escócia.

Fotografia "Mãe Natureza", uma das selecionadas para a exposição.

As fotografias selecionadas foram  "Mãe natureza", que é a foto da Muralha, uma árvore gigante de Afuá. E "Preservação", foto do rio Maniva, zona rural de Afuá.

No dia 04 de novembro a exposição esteve presencialmente em um Parque da cidade de Glasgow. Do dia 05 até 12/11, quem esteve participando da COP 26 pôde visitar a exposição virtual no Brazil Climate Action Hub, espaço criado em conjunto com outras organizações da sociedade civil brasileira no Pavilhão onde ocorre a Conferência.

"Preservação", outra foto selecionada.

As fotos também serão expostas no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, que está prevista para ser inaugurada no dia 17 de dezembro, com duração de seis meses. 

Esse foi o concurso de fotografia "Amazoniar" promovido pelo  instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e teve concorrentes de toda a América do Sul.

Fotografias em exposição na cop26. Foto: IPAM.

Estou muito feliz de estar entre os 17 selecionados e poder participar dessa conferência mundial do clima, evento esse que reúne as maiores autoridades do mundo e poder divulgar as belezas de Afuá e levar a minha mensagem de que aqui nós também preservamos a Amazônia. Viva nossas florestas! Vamos preservar!

Fotos sendo exibidas em uma praça em Glasgow no dia 04 de novembro.

Visitantes apreciando a exposição.

Local do evento em que estava acontecendo a exposição.


quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Conheça Ivan Cardoso, o torcedor fanático pelo Vasco no Pará

Em Afuá, município paraense de cerca de 40 mil habitantes localizado no arquipélago do Marajó, reside um torcedor apaixonado pelo Vasco da Gama. Ivan Cardoso, de 27 anos, é fanático pelo time e coleciona histórias.

Ivan segurando a camisa da torcida vascaína de Afuá.

Sua paixão pelo time começou ainda na infância. Ele tinha por volta dos 10 anos, através do seu tio, que também é vascaíno, começou a se 'ligar' no Vasco. Com o passar dos anos começou a se aprofundar na história do clube e foi aí que foi crescendo a paixão pelo time e fez ele se tornar o vascaíno que é hoje.

O fanatismo de Ivan Cardoso pode ser descrito no dia-a-dia. Camisas, copo, bandeira, quadros, posters e até bolo de aniversário, tudo é do Vasco. Ele também fundou a primeira torcida vascaína da cidade, a Torcida Cruzmaltina FJ Afuá, que conta com mais de 100 membros. "Fundei com o intuito não só de mostrar que aqui tem bastante vascaínos, como também dar uma visibilidade para o Afuá, que apesar de ser tão distante da sede do Vasco, essa distância não influencia no sentimento de amor pelo clube. O FJ foi uma homenagem ao Felipe Maestro e Juninho Pernambucano, ex jogadores do Vasco, inclusive eles souberam dessa homenagem e o Felipe Maestro gravou um vídeo agradecendo a homenagem", contou orgulhoso.


Bolo para comemorar 1 ano da Torcida Cruzmaltino FJ Afuá, em maio desse ano. Foto: Ruanny Almeida

Como a torcida foi criada num ano de pandemia, 2020, os membros puderam se reunir apenas algumas vezes para assistir aos jogos ou fazer aquela resenha, mas a torcida está sendo movimentada através de um grupo no whatsap. Recentemente, Ivan mandou camisas da torcida Vascaina de Afuá para os jogadores no Rio de Janeiro, que mandaram fotos com a camisa.


Jogadores do Vasco com a camisa da torcida de Afuá. Nenê (à esquerda) e German (à direita). Um momento de muito orgulho para a torcida de Afuá.

Torcida Cruzmaltina fj Afuá.

Esse torcedor Cruzmaltino é um apaixonado por futebol e sempre participa dos campeonatos em Afuá como goleiro. É bastante sonhador e o sonho de ivan é simples: Conhecer o estádio do Vasco e assistir a uma partida do seu time do coração e viver um pouco daquela emoção lá dentro do São Januário e quem sabe, conversar com os jogadores.

Visitar a casa do gigante da colina parece ser um sonho um pouco distante para muitos, mas já está nos planos desse torcedor há muito tempo.


Ivan no estádio de Afuá em um campeonato neste ano.


Recentemente, Ivan fez aniversário e não poderia receber presente melhor, os parabéns vindo dos maiores ídolos e estrelas do Vasco da Gama. Jogadores que fizeram história como Mauro Galvão, campeão da libertadores e capitão na época. Euler, campeão pelo Vasco. Zagueiro Tino, que foi tricampeão pelo Vasco, além de ter feito história no Paysandu. Além do Roberto Dinamite, maior jogador da história do Vasco e maior artilheiro do campeonato carioca, brasileirão e do Vasco.

Quem mandou vídeos dando os parabéns também foram atletas de outros times e modalidades como Robigol, ídolo do Paysandu. Júnior Negão, maior jogador de futebol de areia do Vasco. Cantor Paulinho Mocidade e MC Darlan, que é conhecido por fazer músicas para clube Cruzmaltino.

Ivan também teve o privilégio de ser parabenizado pelo Brito Junior, que foi campeão mundial pela Seleção Brasileira em 1970. 

Algumas das personalidades que parabenizaram Ivan Cardoso pelo seu aniversário e também pelo aniversário de um ano da Torcida Cruzmaltina fj Afuá.


Com 17 anos como torcedor, Ivan, que sabe de cór o hino do clube, relembra o jogo mais memorável. "Era final da copa do Brasil em 2011. Foi o jogo com mais expressão que pude assistir, mesmo o Vasco perdendo de 3x2 para o Coritiba, a vitória veio", contou. Ivan se refere a partida dramática e emocionante que garantiu o título inédito para o Vasco naquele ano.

Sua paixão pelo time o fez dar diversas entrevistas, inclusive para tv oficial do time, a Vasco tv. Uma característica desse torcedor que precisa ser destacada é sua paixão pelo lugar onde mora. Ele sempre faz questão de demonstrar nos vídeos e nas entrevistas às mídias, as características da cidade de Afuá, como andar de bicicleta, pois em afuá é proibido andar de carro e moto, somente as bicicletas trafegam pelas ruas, pois a cidade é erguida sobre palafitas.

"Sempre faço questão de contar um pouco da nossa história, mostrar uma foto ou vídeo da cidade. Eles acham super interessante, surge aquela vontade neles de virem aqui conhecer de perto tudo isso. O que chama a atenção deles além da cidade ser sobre palafitas é que aqui tem somente bicicletas, inclusive quando dei entrevista para a Vasco tv eles acharam super interessante a adaptação do Bicitaxi com o escudo do Vasco. Inclusive isso despertou a curiosidade do pessoal e uma equipe do programa Esporte Espetacular estará por aqui futuramente para registrar de perto tudo isso", comentou orgulhoso o jovem torcedor.

Ivan durante entrevista para a Vasco tv.


O que fez um morador de uma pequena cidade amazônica se encantar por um clube do Rio de Janeiro? Seja usando suas camisas do time, seja acompanhando os jogos pela tv, mesmo longe do São Januário, perdendo ou ganhando, sua paixão pelo time tem aumentado cada vez mais. Suas atitudes tem o levado a se destacar no cenário futebolistico nacional como um verdadeiro torcedor fanático vascaíno. Ivan é a prova de que amor por um time de futebol não precisa ser explicado, mas sim sentido.

quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Suposto tubarão é capturado em Afuá, no Pará (veja o vídeo)

Em um vídeo que circula nas redes sociais, aparece um suposto tubarão que foi capturado nas redondezas de Afuá, cidade de fica na Ilha de Marajó, no Pará.


O que chama a atenção é que Afuá é cercada por água doce e não água salgada como é de costume os tubarões ficarem.

A jovem Kerolem de 14 anos que costuma tomar banho nos rios de Afuá, ficou assustada com essa notícia. "Eu fiquei bastante assutada quando vi o video. Ficamos em dúvida se era tubarão ou boto. Eu pensei mas tubarão não dá só em água salgada? Pesquisei no Google e vi que dá em água doce também. Não quero mais tomar banho no rio, se acharam um, então deve ter mais por aí", contou a jovem.

Tubarões são peixes carnívoros e estão deixando o mar e entrando em rios de água doce em busca de alimentos.

Provavelmente esse é da espécie conhecida como tubarão-touro, embora sejam da água salgada, também se adaptam à água doce. Isso acontece porque essas espécies marinhas entram nas águas doces por causa dos chamados estuários.


Localização de Afuá (circulada em vermelho) no estuário, na divisa entre rio e mar.

Como Afuá fica localizada nesse estuário amazônico, que é a divisão entre o rio e o mar, que pode conter desde águas doces próximos da sua cabeceira, águas salobras, e águas marinhas próximo da sua desembocadura, isso facilita o acesso e a adaptação desses animais.

Um estuário é geralmente uma região com elevada produtividade biológica e suas águas transportam altos nutrientes. É dessa diversidade biológica, rica em nutrientes e de espécies das quais se alimentam, que os tubarões detectados na amazônia estão atrás e por isso sobem rio adentro.

Assista ao video em que o suposto tubarão aparece.




domingo, 26 de setembro de 2021

Equipe do Programa do Ratinho chega ao Marajó para gravar sobre as belezas de Afuá

Afuá, uma cidade sobre palafitas.


A equipe do Programa do Ratinho, do SBT, chegou em Afuá neste fim de semana, para gravar um especial sobre as belezas da "Veneza Marajoara". Afuá localiza-se na ilha de Marajó, no estado do Pará.

A equipe do programa, captaneada pelo repórter Arthur Veríssimo, que vem pela segunda vez em Afuá, visitou a Muralha (uma das maiores árvores do Brasil), filmou sobre o bicitaxi e entrevistou alguns moradores.

Afuá é a cidade das bicicletas.

A cidade chama a atenção por ser erguida sobre palafitas e não possuir veículos motorizados em suas ruas. A bicicleta é o único meio de transporte urbano. A partir dela, foram surgindo vários modelos como o triciclo e o famoso Bicitaxi, invenção local que é a junção de duas bicicletas.

Bicitaxi. Um veículo que faz parte da identidade de Afuá.

Segundo Valter Leite, diretor de externa do programa, "Afuá, além de não ter veículos motorizados, aqui não tem poluição, você respira um ar puro, tem um peixe bom, um camarão bom, o povo é hospitaleiro" declarou o diretor.

Entre os moradores entrevistados, está a cantora, compositora, escritora, ativista cultural e influencer ribeirinha, Rose Show Energizada, que contou a história do Município de Afuá e também cantou suas músicas autorais. A cantora foi elogiada pelo diretor de externa do programa, "uma mulher histórica, que canta o carimbó, uma verdadeira artista", declarou.

Rose Show Energizada ao lado do repórter do programa, Arthur Veríssimo.


A cidade também já foi destaque em vários programas de outras emissoras, como Domingão do Faustão, Fantástico e Mais Você. 

Afuá é conhecida como a Veneza do marajó devido aos frequentes alagamentos do solo e até das ruas. A cidade chama a atenção da mídia e é frequentemente visitada por equipes de tv, jornais e revistas do mundo todo. Em 2018, uma tv do Canadá esteve na cidade para gravar um documentário. TVs da china e Japão também estiveram em Afuá para descobrir como é viver em uma cidade sem carro e sobre palafitas.

Cidade alagada na época das cheias dos rios. Esses alagamentos não causam panico na população.



segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Conheça a Igreja Matriz de São João Batista em Curralinho

Vista da orla de curralinho. Em destaque está a linda construção da igreja de São João Batista, às margens do rio Pará. Foto: Jota Barbosa


A igreja de São João Batista ou igreja Matriz como é comumente conhecida na cidade de Curralinho, que fica localizada na Ilha de Marajó, no Pará, foi construída em meados do século XIX, por volta de 1865. Quase não se têm registros de sua edificação.

Mas, o que se sabe, é que com a elevação do povoado de São João Batista em 1865 à categoria de freguesia, sentiu-se a necessidade de se construir um templo religioso capaz de atender toda a comunidade católica e, para bem homenagear seu Santo padroeiro, São João Batista, daí seu nome.

Partindo desta ideia, os grandes comerciantes curralinhenses estimulados pelos lucros obtidos com a extração da borracha, que na época era o principal produto da Amazônia, decidiram investir na construção de uma igreja digna de seus ganhos e de suas crenças. Deste modo, o tenente-coronel da Guarda Nacional, Domingos Francisco Cerdeira, intendente de Curralinho, foi quem decidiu a empreitada, encabeçando as coletas entre os seringalistas, madeireiros, coletores de drogas do sertão e a gente simples do local, que também contribuíram com o que tinham.

Foto: Jota Barbosa


Sob a orientação do bispo do Pará, foi iniciada a construção de uma imponente igreja, decidiram que iriam fazer o mais belo e mais majestoso templo cristão de toda a região, para isso adotaram o estilo arquitetônico neoclássico, e não economizaram dinheiro nem bom gosto na hora de construir.

A torre compõe-se de três estágios. A parte aberta da torre da igreja, onde estão os sinos (o campanário), há uma escada com vista para os quatro quadrantes da cidade, sobre a entrada principal três ornamentos representado a Santíssima Trindade, a parte central da igreja é ornamentada com dez colunas.

Foto: Jota Barbosa


A igreja já foi restaurada mais de uma vez, nas ultimas recebeu novas luminárias. Os traços da arquitetura não passam despercebidos aos olhos de quem a ver, desde a fachada externa, o teto, as colunas de sustentação, as portas e janelas, até o altar, podemos ver que foi construída para ser a mais bela igreja da região.

A construção levou quase dois anos. Após ficar pronta, em pouco tempo, mais precisamente no dia 07/06/1867* foram realizados os primeiros batizados e no dia 15/06/1867 os primeiros casamentos. Segundo informações, já passaram pela igreja mais de 60 padres.

Foto: Jota Barbosa


Um dos acontecimentos mais marcantes foi quando o padre Aléssio Sacardo, assumiu a paróquia como vigário em 06 de julho de 1982 o qual prestou grandes serviços a comunidade e hoje é nosso bispo.

Algumas fontes dizem que a igreja foi construída em 1865, outras citam o ano de 1906. O fato é que essa igreja é reflexo da política da Belle Époque em Curralinho. E todos dos anos, no mês de junho, acontece a grande festividade de São João Batista.

Veja mais algumas fotos da igreja pelas lentes do fotógrafo Jota Barbosa.












terça-feira, 7 de setembro de 2021

A Muralha, uma árvore de raízes gigantes em Afuá-PA


Samaúma, a rainha da floresta Amazônica. Foto: Jota Barbosa


Neste mês de setembro (dia 05) comemora-se o dia da Amazônia e gostaria de homenagear este dia com as fotos da magestosa rainha da floresta, a Samaúma!

Em Afuá esta árvore ganhou o apelido de "Muralha", por causa do tamanho de suas raízes que são gigantes! Que se alongam da terra e formam verdadeiras muralhas de mais de três metros de altura. Pessoalmente ela é ainda mais exuberante e enorme! Sua beleza atrai turistas do mundo inteiro.

Foto: Jota Barbosa


A Samaúma, cujo nome científico é Ceiba Pentandra, é considerada a árvore rainha da floresta Amazônica. A “mãe-das-árvores” é conhecida pela imensidão do tronco — que pode ter vários metros de diâmetro — e pela capacidade de retirar água das profundezas do solo para abastecer não apenas a si mesma, mas também para irrigar outras espécies da região.

Foto: Jota Barbosa

Foto: Jota Barbosa


Elas são conhecidas como o telefone ou GPS da floresta, pois, os ribeirinhos quando estão perdidos na mata, as usam para se comunicarem, batendo com pedaços de madeira na raiz, chamada de Sapopemba, provocando sons que são ouvidos a quilômetros de distância, denunciando assim a localização da pessoa. Esta árvore atinge facilmente portes gigantescos, neste caso 60 metros de altura. 

As raízes são chamadas de Sapopembas. Foto: Jota Barbosa

Foto: Jota Barbosa


Para se ter noção da dimensão da base dessa árvore, em 2011 um grupo de universitários fizeram uma excursão até a mesma  e organizaram um círculo de pessoas em seu entorno com o intuito de dar-lhe um abraço simbólico, para que isso acontecesse foram necessárias 80 pessoas de mãos dadas. 

Grupo de universitários abraçando a árvore em 2011.


Muitos mistérios também rondam esta árvore, há relatos de pessoas que ouvem gritos, vozes e ruídos estranhos durante a noite, algumas pessoas já viram até vultos. 

Uma árvore fascinante, um verdadeiro patrimônio natural e histórico da floresta nas várzeas de Afuá.

Confira mais algumas fotos dessa exuberante árvore pelas lentes do fotógrafo Jota Barbosa.