Em um vídeo que circula nas redes sociais, aparece um suposto tubarão que foi capturado nas redondezas de Afuá, cidade de fica na Ilha de Marajó, no Pará.
O que chama a atenção é que Afuá é cercada por água doce e não água salgada como é de costume os tubarões ficarem.
A jovem Kerolem de 14 anos que costuma tomar banho nos rios de Afuá, ficou assustada com essa notícia. "Eu fiquei bastante assutada quando vi o video. Ficamos em dúvida se era tubarão ou boto. Eu pensei mas tubarão não dá só em água salgada? Pesquisei no Google e vi que dá em água doce também. Não quero mais tomar banho no rio, se acharam um, então deve ter mais por aí", contou a jovem.
Tubarões são peixes carnívoros e estão deixando o mar e entrando em rios de água doce em busca de alimentos.
Provavelmente esse é da espécie conhecida como tubarão-touro, embora sejam da água salgada, também se adaptam à água doce. Isso acontece porque essas espécies marinhas entram nas águas doces por causa dos chamados estuários.
Localização de Afuá (circulada em vermelho) no estuário, na divisa entre rio e mar. |
Como Afuá fica localizada nesse estuário amazônico, que é a divisão entre o rio e o mar, que pode conter desde águas doces próximos da sua cabeceira, águas salobras, e águas marinhas próximo da sua desembocadura, isso facilita o acesso e a adaptação desses animais.
Um estuário é geralmente uma região com elevada produtividade biológica e suas águas transportam altos nutrientes. É dessa diversidade biológica, rica em nutrientes e de espécies das quais se alimentam, que os tubarões detectados na amazônia estão atrás e por isso sobem rio adentro.
Assista ao video em que o suposto tubarão aparece.
Nenhum comentário:
Postar um comentário