terça-feira, 7 de setembro de 2021

A Muralha, uma árvore de raízes gigantes em Afuá-PA


Samaúma, a rainha da floresta Amazônica. Foto: Jota Barbosa


Neste mês de setembro (dia 05) comemora-se o dia da Amazônia e gostaria de homenagear este dia com as fotos da magestosa rainha da floresta, a Samaúma!

Em Afuá esta árvore ganhou o apelido de "Muralha", por causa do tamanho de suas raízes que são gigantes! Que se alongam da terra e formam verdadeiras muralhas de mais de três metros de altura. Pessoalmente ela é ainda mais exuberante e enorme! Sua beleza atrai turistas do mundo inteiro.

Foto: Jota Barbosa


A Samaúma, cujo nome científico é Ceiba Pentandra, é considerada a árvore rainha da floresta Amazônica. A “mãe-das-árvores” é conhecida pela imensidão do tronco — que pode ter vários metros de diâmetro — e pela capacidade de retirar água das profundezas do solo para abastecer não apenas a si mesma, mas também para irrigar outras espécies da região.

Foto: Jota Barbosa

Foto: Jota Barbosa


Elas são conhecidas como o telefone ou GPS da floresta, pois, os ribeirinhos quando estão perdidos na mata, as usam para se comunicarem, batendo com pedaços de madeira na raiz, chamada de Sapopemba, provocando sons que são ouvidos a quilômetros de distância, denunciando assim a localização da pessoa. Esta árvore atinge facilmente portes gigantescos, neste caso 60 metros de altura. 

As raízes são chamadas de Sapopembas. Foto: Jota Barbosa

Foto: Jota Barbosa


Para se ter noção da dimensão da base dessa árvore, em 2011 um grupo de universitários fizeram uma excursão até a mesma  e organizaram um círculo de pessoas em seu entorno com o intuito de dar-lhe um abraço simbólico, para que isso acontecesse foram necessárias 80 pessoas de mãos dadas. 

Grupo de universitários abraçando a árvore em 2011.


Muitos mistérios também rondam esta árvore, há relatos de pessoas que ouvem gritos, vozes e ruídos estranhos durante a noite, algumas pessoas já viram até vultos. 

Uma árvore fascinante, um verdadeiro patrimônio natural e histórico da floresta nas várzeas de Afuá.

Confira mais algumas fotos dessa exuberante árvore pelas lentes do fotógrafo Jota Barbosa.


























Nenhum comentário:

Postar um comentário