sábado, 20 de novembro de 2021

Minhas fotos na Conferência Mundial do Clima

Eu, fotógrafo Jota Barbosa, de Afuá, ilha de Marajó, tive duas fotos selecionadas para a exposição "Amazônia pelo planeta", organizada pelo instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), que foi realizada na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP26), elas foram exibidas em Glasgow, na Escócia.

Fotografia "Mãe Natureza", uma das selecionadas para a exposição.

As fotografias selecionadas foram  "Mãe natureza", que é a foto da Muralha, uma árvore gigante de Afuá. E "Preservação", foto do rio Maniva, zona rural de Afuá.

No dia 04 de novembro a exposição esteve presencialmente em um Parque da cidade de Glasgow. Do dia 05 até 12/11, quem esteve participando da COP 26 pôde visitar a exposição virtual no Brazil Climate Action Hub, espaço criado em conjunto com outras organizações da sociedade civil brasileira no Pavilhão onde ocorre a Conferência.

"Preservação", outra foto selecionada.

As fotos também serão expostas no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, que está prevista para ser inaugurada no dia 17 de dezembro, com duração de seis meses. 

Esse foi o concurso de fotografia "Amazoniar" promovido pelo  instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e teve concorrentes de toda a América do Sul.

Fotografias em exposição na cop26. Foto: IPAM.

Estou muito feliz de estar entre os 17 selecionados e poder participar dessa conferência mundial do clima, evento esse que reúne as maiores autoridades do mundo e poder divulgar as belezas de Afuá e levar a minha mensagem de que aqui nós também preservamos a Amazônia. Viva nossas florestas! Vamos preservar!

Fotos sendo exibidas em uma praça em Glasgow no dia 04 de novembro.

Visitantes apreciando a exposição.

Local do evento em que estava acontecendo a exposição.


quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Conheça Ivan Cardoso, o torcedor fanático pelo Vasco no Pará

Em Afuá, município paraense de cerca de 40 mil habitantes localizado no arquipélago do Marajó, reside um torcedor apaixonado pelo Vasco da Gama. Ivan Cardoso, de 27 anos, é fanático pelo time e coleciona histórias.

Ivan segurando a camisa da torcida vascaína de Afuá.

Sua paixão pelo time começou ainda na infância. Ele tinha por volta dos 10 anos, através do seu tio, que também é vascaíno, começou a se 'ligar' no Vasco. Com o passar dos anos começou a se aprofundar na história do clube e foi aí que foi crescendo a paixão pelo time e fez ele se tornar o vascaíno que é hoje.

O fanatismo de Ivan Cardoso pode ser descrito no dia-a-dia. Camisas, copo, bandeira, quadros, posters e até bolo de aniversário, tudo é do Vasco. Ele também fundou a primeira torcida vascaína da cidade, a Torcida Cruzmaltina FJ Afuá, que conta com mais de 100 membros. "Fundei com o intuito não só de mostrar que aqui tem bastante vascaínos, como também dar uma visibilidade para o Afuá, que apesar de ser tão distante da sede do Vasco, essa distância não influencia no sentimento de amor pelo clube. O FJ foi uma homenagem ao Felipe Maestro e Juninho Pernambucano, ex jogadores do Vasco, inclusive eles souberam dessa homenagem e o Felipe Maestro gravou um vídeo agradecendo a homenagem", contou orgulhoso.


Bolo para comemorar 1 ano da Torcida Cruzmaltino FJ Afuá, em maio desse ano. Foto: Ruanny Almeida

Como a torcida foi criada num ano de pandemia, 2020, os membros puderam se reunir apenas algumas vezes para assistir aos jogos ou fazer aquela resenha, mas a torcida está sendo movimentada através de um grupo no whatsap. Recentemente, Ivan mandou camisas da torcida Vascaina de Afuá para os jogadores no Rio de Janeiro, que mandaram fotos com a camisa.


Jogadores do Vasco com a camisa da torcida de Afuá. Nenê (à esquerda) e German (à direita). Um momento de muito orgulho para a torcida de Afuá.

Torcida Cruzmaltina fj Afuá.

Esse torcedor Cruzmaltino é um apaixonado por futebol e sempre participa dos campeonatos em Afuá como goleiro. É bastante sonhador e o sonho de ivan é simples: Conhecer o estádio do Vasco e assistir a uma partida do seu time do coração e viver um pouco daquela emoção lá dentro do São Januário e quem sabe, conversar com os jogadores.

Visitar a casa do gigante da colina parece ser um sonho um pouco distante para muitos, mas já está nos planos desse torcedor há muito tempo.


Ivan no estádio de Afuá em um campeonato neste ano.


Recentemente, Ivan fez aniversário e não poderia receber presente melhor, os parabéns vindo dos maiores ídolos e estrelas do Vasco da Gama. Jogadores que fizeram história como Mauro Galvão, campeão da libertadores e capitão na época. Euler, campeão pelo Vasco. Zagueiro Tino, que foi tricampeão pelo Vasco, além de ter feito história no Paysandu. Além do Roberto Dinamite, maior jogador da história do Vasco e maior artilheiro do campeonato carioca, brasileirão e do Vasco.

Quem mandou vídeos dando os parabéns também foram atletas de outros times e modalidades como Robigol, ídolo do Paysandu. Júnior Negão, maior jogador de futebol de areia do Vasco. Cantor Paulinho Mocidade e MC Darlan, que é conhecido por fazer músicas para clube Cruzmaltino.

Ivan também teve o privilégio de ser parabenizado pelo Brito Junior, que foi campeão mundial pela Seleção Brasileira em 1970. 

Algumas das personalidades que parabenizaram Ivan Cardoso pelo seu aniversário e também pelo aniversário de um ano da Torcida Cruzmaltina fj Afuá.


Com 17 anos como torcedor, Ivan, que sabe de cór o hino do clube, relembra o jogo mais memorável. "Era final da copa do Brasil em 2011. Foi o jogo com mais expressão que pude assistir, mesmo o Vasco perdendo de 3x2 para o Coritiba, a vitória veio", contou. Ivan se refere a partida dramática e emocionante que garantiu o título inédito para o Vasco naquele ano.

Sua paixão pelo time o fez dar diversas entrevistas, inclusive para tv oficial do time, a Vasco tv. Uma característica desse torcedor que precisa ser destacada é sua paixão pelo lugar onde mora. Ele sempre faz questão de demonstrar nos vídeos e nas entrevistas às mídias, as características da cidade de Afuá, como andar de bicicleta, pois em afuá é proibido andar de carro e moto, somente as bicicletas trafegam pelas ruas, pois a cidade é erguida sobre palafitas.

"Sempre faço questão de contar um pouco da nossa história, mostrar uma foto ou vídeo da cidade. Eles acham super interessante, surge aquela vontade neles de virem aqui conhecer de perto tudo isso. O que chama a atenção deles além da cidade ser sobre palafitas é que aqui tem somente bicicletas, inclusive quando dei entrevista para a Vasco tv eles acharam super interessante a adaptação do Bicitaxi com o escudo do Vasco. Inclusive isso despertou a curiosidade do pessoal e uma equipe do programa Esporte Espetacular estará por aqui futuramente para registrar de perto tudo isso", comentou orgulhoso o jovem torcedor.

Ivan durante entrevista para a Vasco tv.


O que fez um morador de uma pequena cidade amazônica se encantar por um clube do Rio de Janeiro? Seja usando suas camisas do time, seja acompanhando os jogos pela tv, mesmo longe do São Januário, perdendo ou ganhando, sua paixão pelo time tem aumentado cada vez mais. Suas atitudes tem o levado a se destacar no cenário futebolistico nacional como um verdadeiro torcedor fanático vascaíno. Ivan é a prova de que amor por um time de futebol não precisa ser explicado, mas sim sentido.

quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Suposto tubarão é capturado em Afuá, no Pará (veja o vídeo)

Em um vídeo que circula nas redes sociais, aparece um suposto tubarão que foi capturado nas redondezas de Afuá, cidade de fica na Ilha de Marajó, no Pará.


O que chama a atenção é que Afuá é cercada por água doce e não água salgada como é de costume os tubarões ficarem.

A jovem Kerolem de 14 anos que costuma tomar banho nos rios de Afuá, ficou assustada com essa notícia. "Eu fiquei bastante assutada quando vi o video. Ficamos em dúvida se era tubarão ou boto. Eu pensei mas tubarão não dá só em água salgada? Pesquisei no Google e vi que dá em água doce também. Não quero mais tomar banho no rio, se acharam um, então deve ter mais por aí", contou a jovem.

Tubarões são peixes carnívoros e estão deixando o mar e entrando em rios de água doce em busca de alimentos.

Provavelmente esse é da espécie conhecida como tubarão-touro, embora sejam da água salgada, também se adaptam à água doce. Isso acontece porque essas espécies marinhas entram nas águas doces por causa dos chamados estuários.


Localização de Afuá (circulada em vermelho) no estuário, na divisa entre rio e mar.

Como Afuá fica localizada nesse estuário amazônico, que é a divisão entre o rio e o mar, que pode conter desde águas doces próximos da sua cabeceira, águas salobras, e águas marinhas próximo da sua desembocadura, isso facilita o acesso e a adaptação desses animais.

Um estuário é geralmente uma região com elevada produtividade biológica e suas águas transportam altos nutrientes. É dessa diversidade biológica, rica em nutrientes e de espécies das quais se alimentam, que os tubarões detectados na amazônia estão atrás e por isso sobem rio adentro.

Assista ao video em que o suposto tubarão aparece.