quarta-feira, 26 de julho de 2017

FALARAM DE AFUÁ NA NOVELA A FORÇA DO QUERER?


Analisando essa história

Créditos: Gshow

No capítulo de ontem(26) da novela "a força do querer", Fafá de Belém estreou na novela a força do querer vivendo a personagem "Almerinda".

Uma frase chamou a atenção dos afuaenses. Perguntada sobre onde era o local da foto, a personagem respondeu "vila Cosme, conhece? É muito longe, fica no interiorzão do Pará é depois da vila de Afuá"

Mas será que aquela personagem, mesmo chamando de vila, estava se referindo à cidade de Afuá?
Posso afirmar com toda convicção desse mundo que sim!
Há uma série de coincidências e situações que me levam a ter a certeza disso:

1- o único lugar do Brasil que se chama Afuá, é a cidade de Afuá. Só por esse motivo já posso afirmar que ela estava se referindo a cidade de Afuá.

2- A personagem cita a "vila Cosme". Em Afuá há um rio chamado São Cosme. Lá não tem vila...mas existem muitas casas e mora muitas pessoas lá e esse rio fica depois da cidade de Afuá. É muita coincidência não acha??

3-  Segundo o site g1, Fafá de Belém, como uma conhecedora do Pará, deu algumas dicas para a autora da novela, Gloria Perez, sobre o Pará, sobre sua cultura, costumes, etc. Então posso pensar que foi a própria Fafá que sugeriu colocar o nome Afuá na fala da personagem.

4- Essa talvez é a coincidência mais interessante. O avô de Fafá já veio dezenas de vezes na cidade de Afuá!
Mesmo vindo apenas uma vez em Afuá (Festival do Camarão 2011), o nome "Afuá" é bem conhecido por Fafá. Seu avô sempre contava histórias sobre essa cidade.
Como ela mesmo falou durante aquele show "meu avô era vendedor, trazia de Belém, de barco, produtos para vender em Afuá como roupas, mantimentos. Eu era menina e quando ele chegava da viagem sempre me contava de uma cidade chamada "Afuá", que não tinha carro e que as casas eram suspensas para fugir das cheias dos rios".
Bom, essa história só reforça minha suspeita de que foi a própria Fafá que sugeriu o nome Afuá na fala da personagem...e seu avô com certeza conhecia o rio são Cosme...

E aí? O que vc acha?

sexta-feira, 21 de julho de 2017

CONHEÇA O FESTIVAL DO CAMARÃO EM AFUÁ, NO PARÁ

O festival do camarão em Afuá é a maior manifestação artística e cultural do arquipélago do Marajó e uma das maiores do estado do Pará. A festa acontece no último fim de semana de julho, dura quatro dias e chega atrair mais de 30 mil visitantes do Brasil e de outros países. Neste ano, a festa completará 35 anos.

Logo oficial do festival do camarão.

A festa é realizada em uma praça, mas nesse período é chamada de camaródromo. No período do festival, o aeroporto da cidade fica lotado de aeronaves de pequeno porte, trazendo empresários, políticos e cantores. Embarcações chegam lotadas sem parar de varias partes do pará e principalmente do Amapá, trazendo turista de vários lugares, inclusive de países vizinhos e da europa.

Camaródromo, onde é realizado o festival.

Vem tanta gente para o festival que a população da cidade chega a dobrar nesse período. A cidade tem vários hotéis e pousadas, mas não é suficiente para acomodar tanta gente...A solução vem das famílias afuaenses que geralmente alugam um ou dois quartos de sua casa para os visitantes, garantindo, assim, uma renda extra. A hospitalidade do afuaense é tanta que tem família que não cobra nada para hospedá-los.

Rampa do santa Inês, em Macapá, cheia de pessoas tentando embarcar rumo ao Afuá.
Foto: G1/ap

Barcos saem lotados de pessoas  rumo ao festival.
Foto: G1/ap

O festival do camarão aquece a economia do município, gera emprego, gera renda, os turistas deixam em Afuá milhões de reais, é uma oportunidade boa para ganhar um dinheiro extra.

A gastronomia afuaense é uma atração à parte, surpreende os visitantes com tanta variedade, com o camarão se faz de tudo: torta, mujica, camarão no bafo, farinha....e acredite, até pudim de camarão é feito, sem falar no preço, que é acessível a todos os bolsos.

Camarão frito.

Iguarias feitas com o camarão.
Foto: Eder Furtado

A festa começa na quinta-feira e só termina no domingo. Na quinta-feira à tarde ocorre a Biciata, que é um passeio de bicicletas, Bicitaxis e triciclos ornamentados pelas ruas da cidade. Ao final do passeio, os jurados elegem os veículos mais ornamentados, que são premiados. Neste ano, a Biciata completará 12 de realização e foi criada com o objetivo de valorizar o veículo que faz parte do dia a dia do afuaense, a bicicleta.

Biciata em 2015. Foto: Eder Furtado

Bicitaxis e bicicleta ornamentados durante a Biciata em 2012.
Foto: Eder Furtado

Triciclo ornamentado, festival 2013.
Foto: Eder Furtado

Foto: Eder Furtado

Bicicletas ornamentadas, festival 2013.
Foto: Eder Furtado

Apesar das comidas típicas, da Biciata e das atrações musicais, o que chama a atenção é a batalha camaroeira, que é realizada na sexta-feira à noite. Nesse embate, dois grandes grupos culturais chamados "Camarão Convencido" (de cor verde, camarão crú) e o "Camarão Pavulagem" (de cor vermelho, camarão cozido ou frito) disputam quem faz a melhor apresentação com base em vários critérios. Essa competição é o ponto alto do festival, mas infelizmente, essa disputa já não é realizada há três anos.

Camarão Convencido em sua apresentação de 2015.
Foto: Eder Furtado

Camarão Pavulagem em sua apresentação de 2016.
Foto: Eder Furtado

Na tarde de sábado ocorre o concurso rainha do festival do camarão, quando é mostrada ao público a beleza e o charme da mulher afuaense. Já na tarde de domingo acontece o concurso mister camarão, que elege o homem mais bonito do festival.

No festival do camarão ninguém se entrega ao cansaço, no sábado e no domingo a festança começa ao meio-dia e só termina às 6h da manhã do dia seguinte.

Durante o dia o público pode apreciar as delícias feitas com o camarão, pode comprar um artesanato, tomar banho nos rios e conhecer a cidade. Durante à noite, pode curtir os shows musicais de bandas locais, regionais e nacionais de ritmos variados. No festival de Afuá tem atração musical pra todos os gostos, ninguém paga nada pra assistir, todos os shows são gratuitos. Grandes nomes da música nacional já passaram por esse palco como Fafá de Belém, Dudu Nobre, Jerry Adriani, SPC(só pra contrariar), Margareth Menezes, Jorge Aragão, Reginaldo Rossi, etc.


Show do cantor Naldo Benny, Festival 2016.
Foto: Eder Furtado

Show da banda Fruto Sensual, Festival 2014.

Público lota o camaródromo.
Foto: Patrick chagas

Festival chega a atrair público de 30 mil turistas.

E neste ano o Festival acontecerá entre os dias 27 a 30 de julho e contará novamente com grandes atrações musicais.

Cartaz do Festival do Camarão 2017.
Arte do cartaz: Patrick chagas

Veja a programação: