sábado, 12 de novembro de 2016

AFUÁ: CÍRIO EM CANOA A REMO, O RESGATE DE UMA TRADIÇÃO



Foi realizada na manhã de hoje em Afuá, no Marajó, uma das romarias da festividade de nossa senhora da Conceição, o círio em canoa a remo também chamado de romaria dos ribeirinhos, é o resgate de uma tradição que tinha se perdido com o tempo.

Há muito tempo atrás, quando quase não existiam barcos movidos a motor, as peregrinações com a imagem de nossa senhora eram feitas nas pequenas embarcações movidas a remo. Os ribeirinhos iam de casa em casa levando a imagem da santa para visitar as famílias católicas na época dos festejos. Mas com o passar dos anos os barcos movidos a motor foram ganhando espaço e a tradição se perdeu...

Mas em 2011 a diretoria da festa decidiu resgatar esse estilo de romaria, que até então era desconhecida pelos mais jovens e lembrada com saudades pelos mais velhos. E nesse ano o Cirio em canoa a remo foi realizado pelo sexto ano consecutivo.


A romaria começou às 8h da manhã e percorreu cerca de 6km pelos rios que cercam a cidade e durou cerca de 1h. Mesmo debaixo de um sol forte e muitas vezes remando contra a maré, os romeiros não desanimavam. Músicas religiosas animavam os fiéis durante todo o percurso. Uma segunda procissão parecia se formar pelas ruas, pessoas que não puderam acompanhar pelo rio, vão a pé ou de bicicleta pela orla acompanhando o trajeto.


A cada ano que passa essa procissão fluvial atrai cada vez mais participantes. Cada romeiro presta sua homenagem, seja enfeitando sua canoa, aplaudido ou cantando.


Nenhum comentário:

Postar um comentário