terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Conheça o trabalho de confecção do manto da Imaculada Conceição em Afuá

No Município marajoara de Afuá, o festejo em honra à Nossa Senhora da Conceição é tradição e é mais antigo do que a própria fundação da cidade. Ao longo dos 153 anos de história da festividade, foram agregados uma série de ícones que representam a fé dos milhares de romeiros que acompanham as procissões. O manto é um deles. Conheça a história e o trabalho de confecção desse tradicional símbolo da festa.

Kellyson Monte, um dos estilistas que fazem mantos em Afuá. Foto: Jota Barbosa.

A confecção do manto é um momento de grande inspiração e responsabilidade para quem recebe esta missão. Da criação do desenho ao bordado, até a produção das joias, tudo começa bem cedo. E a união pela fé entre os envolvidos faz toda a diferença. No final, todo o trabalho compensa. O resultado emociona todos os devotos de Nossa Senhora.

É pelas mãos delicadas e profissionais e do olhar atento aos detalhes de kellyson Monte, estilista e devoto, é que saem os mais lindos mantos que cobrem a imagem da padroeira nas diversas procissões. Nessa matéria você irá acompanhar como foi o trabalho de confecção do manto que será usado na grande procissão do dia 08 de dezembro.

O estilista de 31 anos começou os trabalhos ainda em 2014, de lá pra cá, entre auxílio e sozinho, kellyson já confeccionou cerca de 10 mantos. "Comecei como auxiliar de bordados em 2014, dos amigos Eudo Barbosa e Norton Gonçalves. Desde então passei a fazer parte da equipe de confecção de mantos. Em 2020 foi um ano bem especial, praticamente tive que fazer sozinho devido às restrições da pandemia da covid-19. Sempre fui convidado a fazer os mantos por amigos que já trabalhavam nesse meio e geralmente a diretoria da festa é quem indica para os doadores de mantos os estilistas", contou.


Rascunho no tecido faz parte do processo de produção do manto. 

Mesmo já acostumado a fazer a bela peça, segundo ele, a cada ano é um novo desafio. "É um desafio todo ano, pois quero fazer algo que agrade nossa senhora, aos devotos e à família que me procura para esse trabalho. A cada ano almejo superação", relatou.

Como forma de agradecimentos ou pedidos, os mantos são encomendados pelos devotos, que procuram a diretoria da festa e essa, por sua vez, indica os estilistas para a confecção. Os recursos financeiros necessários para fazer o manto são frutos da doação desses fiéis. É uma verdadeira homenagem das famílias à padroeira dos afuaenses.


Manto usado na procissão em 2020, também confeccionado por Kellyson. Foto: Jota Barbosa.

Detalhes da parte de trás. Foto: Pascom.

O processo de confecção acontece com uma pesquisa constituída em cima do tema da festividade, é feito um rascunho em papel e depois passado para um tecido. E daí começa a escolha de tecidos, bordados, apliques, pedrarias, entre outros materiais. Os tecidos geralmente usados são rendas de noivas, renda rainha, rendas vitorianas, cetim, tules bordados com Pedrarias, paetes, pérolas, etc.

Manto do dia 08 de dezembro

O manto que cobrirá a imagem de Nossa Senhora da Conceição durante a grande procissão, será apresentado aos fiéis de forma oficial durante a missa solene, que ocorrerá na manhã do dia 08 de dezembro, quando ocorrerá támbem a troca do manto.

Neste manto, os trabalhos de produção iniciaram ainda no mês de setembro. Foram três meses de muita dedicação.


É no seu quarto, com muita paciência e atenção que Kellyson confecciona os mantos. Foto: Jota Barbosa

Kellyson fala da emoção de fazer parte desse trabalho. "O manto é uma peça religiosa que veste Nossa Senhora, é o momento que me reencontro com minha essência religiosa na certeza de que Ela está feliz por sua veste nova. O sentimento é de gratidão, Nossa Senhora nos abençoa todos os dias, vesti-la me emociona, me traz paz, luz, inspiração pra seguir nesse trabalho", afirmou emocionado.


Detalhes da parte de trás do manto que ele fez para a imagem de Nossa Senhora de sua mãe.

Na confecção do manto para a procissão do dia 08, ele buscou referências no ambiente amazônico. "A inspiração pra esse manto vem de uma pesquisa relacionada a iconografias do marajó, a flora, entre outros artefatos que lembrasse a riqueza de nosso povo amazônida, e no centro, São José, trazendo o tema da festividade deste ano 'Maria fiel esposa de São José', fazendo essa junção de elementos", comentou kellyson monte.


Detalhes do manto especialmente produzido para a procissão do dia 08 de dezembro.


O manto é marcado pelas cores branco, prata e vermelho. As flores vermelhas, folhas verdes, as iconografias marajoaras e a imagem de São José também ganham destaque na bela peça. Este manto vestirá a imagem até as vésperas do Círio fluvial de 2022.

Veja abaixo o significado completo do manto da procissão do dia 08.


Visão completa do manto. Foram três meses de intensa dedicação para produzi-lo.

O Manto deste ano, nos leva a refletir sobre o tema da Festividade: “Maria, fiel esposa de São José.”

​Estamos vivendo o Ano Especial dedicado a São José, comemorando os 150 anos da sua proclamação como Patrono Universal da Igreja. No centro temos o desenho de São José, que sempre foi fiel na escuta da Palavra, se tornando o auxílio dos cristãos!

​Nas laterais os desenhos marajoaras bordados em strass e vidrilhos vermelhos simboliza o fogo do amor, da caridade, do Espírito Santo e do amor supremo na morte de Jesus Cristo.

As flores que entrelaçam o manto, une os elementos, lembram que Jesus e o caminho para nossa salvação.

O tom branco utilizado no cento do manto nos simboliza a paz, a luz, a pureza, a inocência, a alegria de Maria, sendo sempre obediente e fiel a Cristo no projeto do Pai.