Milhares de fiéis participaram na manhã de ontem ( 26 ) do círio de N. S. da Conceição, na cidade de Afuá, no Marajó e foi marcado por muitas homenagens e devoção.
A programação começou as 06h00 da manhã com alvorada de fogos por toda a cidade. As 07h00 foi celebrada a missa dominical na igreja matriz e em seguida, às 08h00, a berlinda com a imagem da padroeira deixou a igreja e foi seguida por uma multidão de fieis.
A imagem da padroeira foi levada até o trapiche, onde centenas de fieis já a aguardavam desde as primeiras horas da manhã. A imagem da santa foi levada ate o navio virgem da Conceição e por volta das 09h00 deu-se inicio ao círio fluvial. Cerca de 40 embarcações de pequeno, medio e grande porte, jet skis e voadeiras de varias cidades participaram da romaria fluvial, que fez um percurso de cerca de 22km ao redor da ilha de Afuá.
Durante todo o trajeto, a padroeira foi saudada com muitos fogos, inclusive na zona rural. Cada devoto arrumava um jeito de homenageá-la: soltando fogos, enfeitando suas residencias, etc.
Um dos momentos mais aguardados pelos devotos é a passagem pelo Rio cajuúna ja na chegada do cirio, onde a padroeira é saudada com muitos fogos. O cirio das águas durou cerca de duas horas.
Centenas de romeiros que nao conseguiram participar do cirio fluvial, já aguardavam na orla da cidade a chegada da romaria. Já passava das 11h30min quando o navio atracou de volta no trapiche, a imagem da santa foi colocada na berlinda e deu-se inicio a segunda romaria do dia, o cirio terrestre. A procissão percorreu algumas ruas da cidade e seguiu em direção ao aeroporto.
Na chegada ao aeroporto a virgem foi recebida com muitos aplausos, foi levada ate uma aeronave e deu-se inicio a terceira romaria seguida, o cirio aéreo.
O avião com a imagem da santa sobrevoou durante vários minutos o céu de Afuá, abençoando a cidade lá de cima. Afuá é o único lugar do brasil que ocorre as três modalidades de cirio: terrestre, fluvial e aéreo. Ao término do cirio aéreo, continuou o cirio terrestre e seguiu em direção à igreja matriz.
Durante o percurso, vários devotos distribuíam água para os romeiros e ruas inteiras foram enfeitadas para receber a passagem da virgem.
Na chegada a igreja matriz, por volta das 12h30, a padroeira dos afuaenses foi saudada com salva de fogos e, em seguida, deu-se inicio a missa solene celebrada pelo novo bispo do Marajó, Dom Evaristo Pascoal.
Muitas autoridades participaram do cirio como vereadores, prefeito e deputados.
Neste ano a festividade esta completando 149 anos e é mais antiga do que a propria fundação do município, que tem apenas 126 anos.
No dia 08 de dezembro, dia de N. S. da Conceição, será realizada a grande procissão pelas ruas da cidade.