segunda-feira, 27 de novembro de 2017

AFUÁ: CÍRIOS FLUVIAL, TERRESTRE E AÉREO 2017



Milhares de fiéis participaram na manhã de ontem ( 26 ) do círio de N. S. da Conceição, na cidade de Afuá, no Marajó e foi marcado por muitas homenagens e devoção.

A programação começou as 06h00 da manhã com alvorada de fogos por toda a cidade. As 07h00 foi celebrada a missa dominical na igreja matriz e em seguida, às 08h00, a berlinda com a imagem da padroeira deixou a igreja e foi seguida por uma multidão de fieis.

A imagem da padroeira foi levada até o trapiche, onde centenas de fieis já a aguardavam desde as primeiras horas da manhã. A imagem da santa foi levada ate o navio virgem da Conceição e por volta das 09h00 deu-se inicio ao círio fluvial. Cerca de 40 embarcações de pequeno, medio e grande porte, jet skis e voadeiras de varias cidades participaram da romaria fluvial, que fez um percurso de cerca de 22km ao redor da ilha de Afuá.



Durante todo o trajeto, a padroeira foi saudada com muitos fogos, inclusive na zona rural. Cada devoto arrumava um jeito de homenageá-la: soltando fogos, enfeitando suas residencias, etc.



Um dos momentos mais aguardados pelos devotos é a passagem pelo Rio cajuúna ja na chegada do cirio, onde a padroeira é saudada com muitos fogos. O cirio das águas durou cerca de duas horas.

Centenas de romeiros que nao conseguiram participar do cirio fluvial, já aguardavam na orla da cidade a chegada da romaria. Já passava das 11h30min quando o navio atracou de volta no trapiche, a imagem da santa foi colocada na berlinda e deu-se inicio a segunda romaria do dia, o cirio terrestre. A procissão percorreu algumas ruas da cidade e seguiu em direção ao aeroporto.



Na chegada ao aeroporto a virgem foi recebida com muitos aplausos, foi levada ate uma aeronave e deu-se inicio a terceira romaria seguida, o cirio aéreo.
   



O avião com a imagem da santa sobrevoou durante vários minutos o céu de Afuá, abençoando a cidade lá de cima. Afuá é o único lugar do brasil que ocorre as três modalidades de cirio: terrestre, fluvial e aéreo. Ao término do cirio aéreo, continuou o cirio terrestre e seguiu em direção à igreja matriz.


 Durante o percurso, vários devotos distribuíam água para os romeiros e ruas inteiras foram enfeitadas para receber a passagem da virgem.

Na chegada a igreja matriz, por volta das 12h30, a padroeira dos afuaenses foi saudada com salva de fogos e, em seguida, deu-se inicio a missa solene celebrada pelo novo bispo do Marajó, Dom Evaristo Pascoal.



Muitas autoridades participaram do cirio como vereadores, prefeito e deputados.

Neste ano a festividade esta completando 149 anos e é mais antiga do que a propria fundação do município, que tem apenas 126 anos.

No dia 08 de dezembro, dia de N. S. da Conceição, será realizada a grande procissão pelas ruas da cidade.





quinta-feira, 16 de novembro de 2017

EVENTO CATÓLICO DEVE REUNIR CENTENAS DE JOVENS DURANTE TRÊS DIAS EM AFUÁ


Com o tema “Vem e segue-me” e o lema "Não queremos uma igreja tranquila, queremos uma igreja missionária", acontece de 17 a 19 de novembro mais uma edição do EJCI, encontro de jovens da cidade e do interior, evento promovido pelo setor juventude da Paróquia de N. Sra. da Conceição, em Afuá.



A organização espera que mais de 300 jovens de várias cidades participem do evento, que será realizado no salão paroquial.

Esse grande encontro de jovens católicos irá acontecer durante a manhã, tarde e noite e vai contar com a participação de jovens da zona urbana e rural de Afuá e de cidades circunvizinhas, como chaves e anajás.

O evento é realizado há mais de 8 anos. O objetivo do encontro neste ano é o anúncio da missão destinada por Jesus a toda a juventude católica, para sermos uma igreja jovem e missionária, que se preocupa com os irmãos. O objetivo geral do evento é reunir a juventude paroquial de Afuá.

Momentos do EJCI 2016, na igreja matriz.
Momentos do EJCI 2016 no salão paroquial.

A programação conta com missas presididas pelo pároco de Afuá Pe. Manoel Nunes e Pe. Heliton Borges, vigário da paróquia de chaves. Pregações de Izabel Félix (coordenadora da RCC Afuá), Rilson Corrêa (coordenador estadual da RCC Amapá), Amiraldo Júnior ( coordenador de missões da RCC Amapá) e dos missionários da missão marajó Afuá.  Haverão também momentos de orações, cenáculo com Maria,  caminhada missionária, evangeliza show, noite de louvores e adoração. A programação também conta com show do Ministério Jovem Nova Aliança, da paróquia de Afuá.

O EJCI começa na manhã de sexta-feira (17) e encerra na noite de domingo (19). Pode participar do evento jovens de 14 anos ou mais. Quem for participar deve fazer a inscrição ao preço de 10 reais para jovens da cidade de afuá (já foram encerradas) e de 15 reais para jovens da zona rural de Afuá e de paróquias de outras cidades. (Até às 12h de sábado).





domingo, 5 de novembro de 2017

AFUÁ: CÍRIO EM CANOA A REMO, O RESGATE DE UMA TRADIÇÃO




Foi realizada na manhã de sábado (04) em Afuá, no Marajó, uma das romarias da festividade de nossa senhora da Conceição, o círio em canoa a remo é o resgate de uma tradição que tinha se perdido com o tempo.

Há muito tempo atrás, quando quase não existiam barcos movidos a motor, as peregrinações com a imagem de nossa senhora eram feitas nas pequenas embarcações movidas a remo. Os ribeirinhos iam de casa em casa levando a imagem da santa para visitar as famílias católicas na época dos festejos. Mas com o passar dos anos os barcos movidos a motor foram ganhando espaço e a tradição se perdeu...




Mas em 2011 a diretoria da festa decidiu resgatar esse estilo de romaria, que até então era desconhecida pela maioria da população. E neste ano o Cirio em canoa a remo foi realizado pelo sétimo ano consecutivo.

A romaria começou às 8h da manhã e percorreu cerca de 6km pelos rios que cercam a cidade e durou cerca de 1h. Mesmo debaixo de um sol forte e muitas vezes remando contra a maré, os romeiros não desanimavam. Músicas religiosas animavam os fiéis durante todo o percurso. Uma segunda procissão parecia se formar pelas ruas, pessoas que não puderam acompanhar pelo rio, vão a pé ou de bicicleta pela orla da cidade acompanhando o trajeto. Cada romeiro presta sua homenagem, seja enfeitando sua canoa, aplaudido ou cantando.













quinta-feira, 2 de novembro de 2017

CÍRIO DE NAZARÉ 2017: RIO SERRARIA PEQUENA



Veja algumas fotos do círio fluvial de N. S. De Nazaré no rio Serraria, zona rural de Afuá. Ocorreu no domingo 29 de outubro. Momento de muita emoção para os fiéis.

Fotos: Jota Barbosa