Um eclipse solar parcial poderá ser visto pelos afuaenses, na tarde desta segunda-feira(21). Um eclipse solar parcial ocorre quando a lua se coloca entre a terra e o sol, cobrindo parcialmente o astro.
Países como os Estados Unidos poderão testemunhar o eclipse total, enquanto em Afuá e outras regiões brasileiras verão o fenômeno parcialmente.
Quanto mais ao norte do Brasil, maior será a proporção do Sol eclipsada pela Lua. Em Afuá, por exemplo, a Lua encobrirá 40,8% do Sol.
Animação feita pela NASA mostra a região escura, onde será possível observar o eclipse. Créditos: NASA |
Horários:
No afuá, o eclipse inicia às 16:09 e atinge seu ponto máximo às 17:09 e termina às 18:03.
Fases e horários do eclipse em Afuá. Créditos: Jota Barbosa |
Para ver o fenômeno, no entanto, não é tão simples, é preciso ter alguns cuidados para não ferir os olhos. Veja dicas dos astrônomos para ver o fenômeno de forma segura:
1- jamais olhar diretamente para o sol a olho nu, isso pode provocar lesões irreversíveis à visão, como a cegueira permanente e imediata.
2- Não se deve tentar jamais usar chapas de Raios X, vidro esfumaçado, filme de câmeras fotográficas ou nada desse tipo. Pois esses instrumentos não protegem a visão. Óculos escuros também não evitam danos permanentes.
3- NUNCA aponte telescópios, binóculos lunetas ou qualquer instrumento de ampliação na direção do Sol. Essa prática pode levar a cegueira permanente, além de danificar seu equipamento.
4- Só se deve observar o sol por meio de filtros solares especialmente feitos para esta finalidade ou máscara de soldador (de tonalidade 14).
Devemos ficar atentos com relação a previsão do tempo. Em Afuá, nessa época do ano, as nuvens são mais comuns no fim da tarde. Se estiver nublado, irá atrapalhar a visualização do fenômeno.
Quem perder esse eclipse, só poderá ver outro em Afuá em 2023 (parcial). Os afuaenses só verão um eclipse solar total em 2045, quando o dia vai virar noite, literalmente.