domingo, 18 de dezembro de 2016

ESPETÁCULO DE DANÇA CONTEMPORÂNEA É APRESENTADO EM AFUÁ

Apresentações foram realizadas na sede folclórica Lagostão entre quarta (14) e sexta-feira (16), com grande participação do público.

Foto: Edivan Souza.

A sede folclórica Lagostão recebeu na última semana o Projeto Andancas, que apresentou o espetáculo "A sombra do amor". A produção pode ser vista na quarta, quinta e sexta-feira. Nos três dias, o espetáculo teve início sempre às 19h.

Foto: Edivan Souza.

Foto: Edivan Souza.

Foto: Edivan Souza.

A sombra do amor tem direção e coreografia do bailarino Franklin Ferreira.
Segundo ele, a sombra do amor é uma história de diversos gêneros, de como se falar de um amor. Fala do amor de deus, do amor da família, do amor de um homem por uma mulher, do amor de um homem por outro homem e do amor de uma mulher por outra mulher. Mas por fora do contexto, "a sombra", tem muita gente que vive a sombra do amor, não vive o amor verdadeiro, era essa a intenção do espetáculo, levar essa visão mística do que o amor pode proporcionar entre as alegrias e as dores.

Foto: Edivan Souza.

Foto: Edivan Souza.

Foram quatro meses de ensaio e 80 bailarinos no palco. Os bailarinos mergulharam nesse universo romântico. O público pôde entender que a produção instiga uma reflexão sobre as diferentes formas de amor. Foram apresentadas coreografias que entrelaçam os corpos, com movimentos  acelerados e lentos com corpos em conexão, que leva o público a olhar com profundidade e sentir todo o conjunto da obra.
Adicionar legenda

Foto: Edivan Souza.

Foto: Edivan Souza.

Foto: Daniel Monteiro.
O cenário era um ambiente que dava um tom romântico ao palco. Foi utilizado velas artificiais, gaiolas, galhos de arvores, flores e folhas secas. Também foi usado sofá, banco e cadeiras para interação com as coreografias.

O projeto Andancas tem apenas três anos, está em atuação desde 2013. Apesar de ser jovem, o projeto andanças tem levado a arte produzida em Afuá a diferentes locais, buscando também fomentar a arte na cidade com dezenas de apresentações, tendo o seu primeiro espetáculo em Afuá chamado "O Mix", apresentado em agosto de 2013. Em 2015, se apresentou no Festival talentos no teatro das Bacabeiras em Macapá e venceram com a coreografia "A Fera".

Foto: Edivan Souza.

Foto: Edivan Souza.

Foto: Edivan Souza.

Cenário.

sábado, 17 de dezembro de 2016

EM AFUÁ, DESFILE DE MODA REÚNE COLEÇÃO DE GALA DA ESTILISTA JESSY CALVANNY

Beleza, luxo e glamour. Estes foram alguns dos elementos que marcaram o desfile do dia 04 de dezembro (domingo). A sede folclórica Lagostão foi o local escolhido para a realização do evento Top Luxos, onde foi apresentada a coleção de gala da estilista Jessy Calvanny, reconhecida pela versatilidade de suas criações.

Desfile da coleção de gala. Foto: Daniel Monteiro.
Após a abertura do evento, às 20h,  iniciou os desfiles dos convidados especiais.
Desfilaram respectivamente: a miss camarão mirim, a musa verão Lislene Gonçalves e a miss Camarão gay Mell santos. Logo após veio o desfile de looks de princesas, que roubaram a cena e brilharam, cheios de volume e bordados.

Desfile de looks de princesas. Foto: Daniel Monteiro.
Logo depois foi a vez da rainha do festival do camarão, Alaíne Machado, cruzar a passarela do Top Luxos.Também desfilou a musa Club nigth show, Samylle Batista. Em seguida começou um desfile de penteados.

Musa clube night show, Samylle Batista.
Desfile de penteados. Foto: Daniel Monteiro.


Desfile de penteados. Foto Daniel Monteiro.
Em seguida foi a vez da modelo, atriz e miss Jade Davis fazer o seu desfile. Seguida da miss Amapá, Joely Teixeira, que contagiou o público.Também desfilou o mais belo negro de porto grande-AP, Kellson Cruz.

Estilista Jessy Calvanny ao lado do Miss Amapá. Foto: Daniel Monteiro.

Os desfiles terminaram com os holofotes voltados para o momento mais aguardado pelo público, o desfile da coleção de gala.
Conhecida também pela qualidade das suas peças, a estilista trouxe uma coleção luxuosa e ousada. Na passarela, vestidos, macacões, saias, de cores variadas, com muito drapeado, rendas e assimetrias, que juntos destacavam os profundos decotes, fendas e transparências.

Coleção de gala. Foto: Daniel Monteiro.



Cores quentes como o vermelho e amarelo se destacaram entre as peças. Enquanto tonalidades mais frias como azul, preto e beje davam um precioso contraste. Além disso, o sensual também foi obtido graças às modelos. No total foram desfilados mais de 50 looks.

A companhia de danças Franklin Ferreira encerrou o evento com uma bela apresentação.

Foto: Daniel Monteiro.

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

ENTREVISTA COM ALAÍNE MACHADO: A RAINHA DO FESTIVAL DO CAMARÃO 2016

"Sou uma pessoa bastante sonhadora e grata a deus pela minha vida, família e amigos que são pessoas que acreditam  em mim e me apóiam nas minhas decisões"

Assim se define a linda Alaíne Machado, que do alto de seus 18 anos e 1,75m foi eleita na tarde do dia 30 de julho a Rainha do Festival do Camarão, o concurso de beleza mais importante de Afuá-PA. Ela concorreu com outras 5 candidatas.



Confira a entrevista exclusiva e conheça um pouco mais da bela morena:

Quando começou o seu contato com o mundo dos concursos de beleza? E porque você quis ser a rainha do festival?


Alaine Machado: Meu primeiro contato com concursos de beleza foi o rainha do festival. Sempre quis participar de concursos e decidi me inscrever. Mesmo se ganhasse ou nao, eu estava feliz porque desfilar é uma das coisas que amo. E me tornar rainha do festival foi uma felicidade imensa.



Como foi a sua preparação para o concurso? Precisou mudar a alimentação, deixando de lado alguma coisa que adora comer?


Alaíne Machado: Minha preparação foi quase que em cima da hora, teve alguns problemas, correria, mas tudo ocorreu bem no final. Sim, mudei, tive que deixar de comer algumas coisas que gosto. Intensifiquei a malhação, fiz dieta, cortei doces, principalmente gordura. Não só na preparação para o desfile, mas sempre procuro me alimentar corretamente.

Oque você gosta de fazer no seu tempo livre e o que teve de abdicar para o concurso?


Alaíne Machado: Gosto de ficar na internet, me atentar em tudo, principalmente procurar saber tudo sobre modelos, gosto de ler livros, também gosto muito de jogar baskete. Deixei de fazer muita coisa para dar o meu melhor no concurso, deixei de sair com meus amigos e procurei me aperfeiçoar o máximo possível para o concurso.



O que foi mais difícil para você : desfilar para o público e para os jurados ou a competição com as outras candidatas?


Alaíne Machado: Nem uma das três foi difícil pra mim [risos]. Foi super tranquilo pra mim, porque eu ja tinha desfilado em público, eu me senti super tranquila. A disputa entre as candidatas pra mim não foi difícil. Apenas estava preocupada com o meu desempenho e o resto foi de menos.

Qual foi a sua maior preocupação em relação ao concurso?


Alaíne Machado: A minha maior preocupação era de algo dar errado e não conseguir fazer aquilo que já tinha planejado.




Como foi essa experiência que culminou com a sua vitória no concurso?


Alaíne Machado: Foi uma experiência incrível, até porque foi meu primeiro concurso e já sai vitoriosa.

Voce pretende seguir carreira de modelo?


Alaíne Machado: Sim, pretendo seguir carreira de modelo, mas também quero cursar nutrição. Também faço aula de passarela, inclusive terminei um curso de modelo na agência Dilson Stein New Model ( agência do descobridor da Gisele bündchen ).

Qual é a mensagem que você gostaria de passar para as meninas  que sonham em ser a próxima rainha do festival?


Alaíne Machado: Se você deseja ser uma rainha do festival, corra atrás, mostre a sua capacidade, sua beleza e tenha em mente que você é capaz, como todas as que ja passaram pelo rainha do festival.







sábado, 10 de dezembro de 2016

PROCISSÃO DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO EM AFUÁ

O Círio de nossa senhora da Conceição é celebrado há 148 anos e tem seu auge no dia 08 de dezembro quando a imagem da Virgem da Conceição é levada em grande procissão pelas ruas da cidade.

Foto: Edivan Souza.
O dia 08 de dezembro começou com alvorada de fogos em frente a igreja matriz. Às 9h da manhã foi celebrada a missa solene, que lotou a igreja, onde foi abençoada a corda a ser usada na procissão e foi feita a troca do manto de nossa senhora. O manto tinha relação com o tema da festividade deste ano "Maria, mãe da misericórdia".


As 17h30 iniciou a procissão e durou cerca de duas horas. Em todo o percurso, os fiéis fizeram manifestações de fé, que encheram de emoção a grande romaria. Enfeitam ruas, casas, jogam papel picado e soltam fogos em homenagem à Santa. A berlinda se destaca na multidão carregando a pequena imagem tão singela. Neste ano ganhou decoração de flores vermelhas, alaranjadas, brancas e amarelas. Canções conhecidas, entre elas “Padroeira dos afuaenses”, embalavam os milhares de corações que acompanharam a procissão.




A corda atrelada à berlinda de Nossa Senhora da Conceição é um dos ícones da procissão e mede 20  metros. Muitos pagam promessas na corda, outros pediram pela intercessão da Virgem da Conceição em uma causa considerada difícil ou impossível, como a cura de uma doença, a conquista de um emprego ou a compra da casa própria.

Foto: Edivan Souza.


Foto: Edivan Souza.

Foto: Edivan Souza.
Por volta das 19h30 a procissão chegou à praça da igreja e começou um grande show de louvor, com banda cantando ao vivo os mais belos hinos católicos. Grandes homenagens com fogos foram feitas. Após a grande procissão, a imagem da Virgem ficou exposta no altar de sua igreja para visita dos fiéis.


Foto: Edivan Souza.



Além da procissão do dia 08 de dezembro, o Círio agrega várias outras manifestações de devoção, como a transladação os círios  fluvial, terrestre e aéreo, cirio das criancas, cirio em canoa a remo, ciclo romaria, entre outras peregrinações.